pela Angoplaste

Os plásticos inventados no século XX substituíram os materiais tradicionais tais como a madeira e o metal. As pesquisas realizadas para melhorar e diversificar suas propriedades, as destina à diversas aplicações.

As matérias plásticas são ligeiras, higiénicas, duráveis e feitas sob medida. É graças a essas qualidades que se tornam insubstituíveis e omnipresentes nos objectos do dia-a-dia.

Os fabricantes como Angoplaste oferecem uma grande diversidade de produtos

mas existem três grandes categorias de matérias plásticas sintéticas: os termoplásticos, os termoendurecíveis e os elastómeros.

Os termoplásticos são a única categoria de matéria plástica transformada pela Angoplaste:

Os termoplásticos amolecem sob acção do calor. Tornam-se flexíveis, maleáveis e endurecem novamente quando arrefecidos. Sendo que esta transformação é reversível, essas matérias conservam suas propriedades e são facilmente recicláveis.

Seus polímeros de base são constituídos por macromoléculas lineares, ligadas por ligações fracas que podem ser rompidas por efeito de calor ou fortes tensões.

Essas ligações químicas podem então escorregar umas sobre as outras e tomar uma forma diferente e quando a matéria esfria, as ligações se reformam e os termoplásticos guardam sua nova forma.

Os termoplásticos representam 80% das matérias plásticas consumidas em Europa em 2000 ou seja mais de 35 milhões de toneladas.

Antes da transformação, encontram-se em forma de granulados ou pó, num estado quimicamente estável e definitivo, sendo que não há modificação química durante sua moldagem.

Os granulados são aquecidos e moldados por injeção. Os termoplásticos mais comumente utilizados são: Polietileno (PE), Polietileno Alta Densidade (PEAD), Policloreto de Vinila (PVC), Tereftalato de Polietileno (PET), Polipropileno (PP) e Poliestireno (PS).

Texto por: Charlène Lourenço (Responsável do dep. Qualidade, segurança, saúde e Ambiente)

Estamos na Zona Econômica Especial-ZEE ( Lote 65 / 77)

info@angoplaste.com
+244941594040 / +244941594140

 



Leave A Comment